Intercâmbio em Dubai: aprenda inglês e trabalhe no país mais rico do mundo

Já pensou estudar inglês e trabalhar no país que tem a economia mais forte do mundo? Estamos falando de Dubai, nos Emirados Árabes. Nos últimos anos, o local virou a meca dos intercambistas. Por isso se você quer saber mais sobre como fazer intercâmbio em Dubai acompanhe a leitura deste post.

Muito embora o árabe seja o idioma oficial, o inglês é falado massivamente entre os moradores, pois a cidade recebe turistas e intercambistas de todo o planeta. Estima-se que 85% das pessoas utilizem o inglês diariamente no país.

Como consequência, o emirado tem aumentado o número de escolas de inglês, como a ES Dubai, parceira da Mundo Intercâmbio, que você conhecerá mais detalhadamente ao final deste artigo.

O país permite que o estrangeiro estude e trabalhe. Afinal vagas de emprego não faltam, pois Dubai tem sua economia baseada no setor imobiliário, turístico e, principalmente, petrolífero.

Contudo, como num ciclo, para trabalhar na região é preciso ter, no mínimo, o inglês intermediário. Por isso é tão essencial conhecer bem o idioma antes de iniciar o intercâmbio em Dubai.

Entenda, portanto, quais procedimentos adotar para morar nos Emirados Árabes Unidos (EAU).

Visto para Dubai: veja como é fácil estudar inglês e trabalhar nos Emirados Árabes

Em alguns destinos existe uma certa burocracia para se tornar intercambista. Entretanto, em Dubai, esse processo é muito fácil e pode durar apenas duas semanas para o visto ficar pronto.

O estudante pode obter o visto de turista para fazer um curso com duração de até 90 dias. Ou ainda um visto de estudante para ficar no país por mais de 90 dias. Além disso, se for continuar em terras árabes para trabalhar, o brasileiro pode requisitar um visto de trabalho permanente.

Desse modo, basta apresentar a documentação exigida pela imigração, como passaporte e documentos pessoais, o formulário de aplicação e o pagamento da taxa para obter a Permissão de Entrada de Estudantes em Dubai.

A boa notícia é que o visto é digital. Ah, e a taxa custa em média 1.250 AED (Dirham) que é a moeda oficial dos Emirados Árabes. Para se ter uma ideia, 1 AED equivale a 0,27 dólares americanos.

Diferentemente de outros países, não é preciso apresentar comprovação de renda para entrar no país. Porém é preciso contar com uma reserva devido aos gastos com acomodação, transporte e alimentação.

Portanto, ao se matricular numa escola de inglês para fazer intercâmbio em Dubai, você pode posteriormente obter orientação na própria escola para trabalhar no mercado de trabalho árabe. A medida traz muitos benefícios, como o aumento da renda pessoal e a prática do inglês.

Por consequência, nas horas vagas você ainda terá dinheiro para “turistar” em Dubai. Confira a seguir os principais atrativos turísticos do país.

Turismo árabe: aproveite o intercâmbio em Dubai para conhecer os principais atrativos

mulheres em camelos no deserto

Por tudo aquilo que você já viu na mídia sobre Dubai nem é preciso falar que o emirado é um polo turístico. Então, ao fazer intercâmbio em Dubai aproveite a oportunidade para conhecer os principais atrativos turísticos do país. Veja nossas dicas:

Burj Khalifa

O Burj Khalifa ou Torre de Kalifa é o prédio mais alto do mundo, com 828 metros que comportam salas comerciais e unidades residenciais. Sua arquitetura moderna chama a atenção e é o ícone dos arranha-céus dos Emirados Árabes.

Burj al Arab

hotel Burj al Arab

Construído curiosamente em cima de uma ilha de vidro, o hotel Burj al Arab é considerado o serviço de hospedagem mais luxuoso do mundo. Entre as opções dadas aos hóspedes estão carros Rolls Royce, helicópteros e um terraço que serve como mirante da cidade que tem a economia mais poderosa do globo.  

Gold Souk

O símbolo da ostentação está no Gold Souk ou Mercado de Ouro. Há aproximadamente 300 lojas de venda de ouro e outras mercadorias, considerado, portanto, um dos maiores mercados do gênero do mundo.

Abu Dhabi

Para completar a beleza urbana, existem cerca de 400 quilômetros de litoral em Abu Dhabi, que é a capital dos Emirados Árabes Unidos. A cidade é multicultural com centros esportivos, espaços culturais, mesquitas (financiadas pelo governo), praças e shoppings.

banhistas em praia

Deserto de Dubai

Contrastando com o litoral, o Deserto de Dubai é o ponto de parada obrigatório de todo turista, com uma visão encantadora das dunas e do pôr do sol. Ele faz parte do complexo do Deserto Arábico e possui serviços, como passeio de camelos e muito mais.

Riquezas de Dubai: confira como o país tem sido um forte parceiro comercial do Brasil

Para entender melhor a região é interessante você saber que os Emirados Árabes Unidos (EAU) são compostos por sete emirados, que têm estruturas semelhantes às de países, mas são administrados por um emir (por isso o nome emirado).

Dubai é um dos sete emirados e fica na costa do Golfo Pérsico, sendo o mais populoso de todos, com 2,2 milhões de habitantes. Ele faz parte da região com a maior fonte de petróleo do mundo. Devido à política de paz adotada no país, ele soube valorizar os preços da matéria-prima e crescer economicamente.

O Brasil, por exemplo, encontrou em Dubai um forte parceiro comercial no agronegócio. As exportações brasileiras para a região totalizaram uma receita de 12,1 bilhões de dólares em 2019. Entre os produtos nacionais vendidos para Dubai estão frango, minério de ferro, açúcar, carne bovino e grãos (principalmente milho).

Em suma, os laços econômicos sinalizam uma boa relação diplomática entre Brasil e Dubai, o que reforça os programas de intercâmbio. Veja a seguir as facilidades de estudar inglês no emirado.

Inglês em Dubai: veja onde estudar

Como foi dito inicialmente, Dubai é um país árabe, mas o inglês é uma das línguas mais faladas inclusive por brasileiros que moram no emirado. Aliás, só por curiosidade, em 2010 o local tinha cerca de dois mil brasileiros residentes.

Muitos deles passaram pela ES Dubai, que é a escola de inglês para intercambistas que mantém parceria com a Mundo Intercâmbio. A escola tem algumas peculiaridades que favorecem o aprendizado da língua. Veja a seguir algumas delas:

  • no máximo 15 alunos por sala;
  • estudantes de 70 nacionalidades diferentes;
  • matrículas a partir dos 15 anos de idade;
  • cursos do nível iniciante ao avançado;
  • aulas de domingo à quinta-feira (o fim de semana árabe é de sexta a sábado);
  • lousa interativa;
  • cursos semi-intensivos (12 semanas) e intensivos (6 semanas).

Sendo assim, para concluir, fazer intercâmbio em Dubai para aprender inglês com qualidade e se preparar para o mercado de trabalho com essa experiência no currículo é o sonho (agora possível) de muitos jovens.

A Mundo Intercâmbio, agência especializada, possui programas de intercâmbio nos Emirados Árabes. Para saber mais, basta entrar em contato conosco e pedir um orçamento.